0

Como fazer um repetidor de sinal Wifi com o DD-WRT

Nos dias que correm, quem possui Internet em casa, normalmente, tem um equipamento sem fios para aceder em qualquer parte da casa. Até aqui nada de novo. O que venho propor hoje é a configuração de um router Wifi normal para servir de repetidor de sinal.

Em termos simples o que aqui pretendemos fazer é ampliar o sinal Wifi para que seja possível usufruir do serviço numa área maior. Para quem tiver casas grandes ou cujos materiais de construção não sejam "Wifi friendly" este guia é de grande utilidade!

Para esta tarefa vamos utilizar o DD-WRT, um firmware alternativo e que é compatível com um grande numero de routers. Assim se tiver um equipamento encostado lá em casa é provável que o possa aproveitar para fazer de repetidor de sinal. Aqui pode consultar a lista de compatibilidade

Dada a especificidade de instalação em diferentes modelos não vou abordar aqui como se deverá instalar o firmware. Para qualquer dúvida relacionada com o tema deverá ser consultador o site oficial do DD-WRT.

Assumindo então que já possui o DD-WRT instalado deverá:

1 - Abrir a página de configuração do router. De forma genérica poderá fazê-lo através do endereço 192.168.1.1

2 - Uma vez na área de configuração do DD-WRT irá vizualizar uma série de separadores em cima. Deve clicar em Wireless.

3 - Deverá então escolher Repeater Bridge em Wireless Mode. Escrever o nome da sua rede Wifi "mãe" em Wireless Network Name (SSID).

3.1 - No mesmo ecrã, em Virtual Interfaces, deverá clicar em Add. Isto irá criar a emissão de um "novo" sinal wifi. Se desejar pode configurar com um nome diferente e chave diferente do seu router mãe. Caso contrário pode configurar com os mesmos dados. No fim clique em Save.

4 - Agora terá que clicar no separador Wireless Security e escolher o modo de segurança da sua rede Wifi mãe. Assumindo que se trata de uma chave WPA deverá escrever a password da sua rede em WPA Shared Key. NOTA: Deve utilizar no Router Mãe WEP (pouco recomendado) ou WPA2 Personal AES. Caso contrário poderá ter problemas de conectividade. Se ainda assim não conseguir conectar-se ao router mãe tente outros modos de segurança.

5 - Estamos quase a terminar! Deverá por fim ir ao separador Setup -> Basic Setup e garantir que o endereço "Local IP Address" não entra em conflito com o seu router mãe. Para tal poderá alterar para 192.168.1.127 por exemplo. Será pouco provável que esse endereço esteja já a ser utilizado.

6 - Para finalizar clique em Apply Settings.

Neste momento o seu router irá reiniciar e as novas configurações serão assumidas. Se seguiu os passos corretamente, então, neste momento deverá ser capaz de se conetar à sua rede caseira com um sinal bem mais forte. Caso tenha criado uma "rede" diferente no passo 3.1 deverá inserir então a nova password para a nova rede.

Clica para partilharClica para partilhar